Membros do grupo Gdeim Izik foram detidos em 2010 na sequência do desmantelamento do acampamento de protesto pacífico que reuniu dezenas de milhares de sarauis nos arredores de El Aaiun, nos territórios do Sahara Ocidental.
De acordo com informações chegadas ao meu conhecimento, os presos políticos, detidos há mais de seis anos, foram transferidos da prisão de Salé 1 em Rabat para a prisão El Arjat, no passado dia 31 de agosto. De acordo com informações tornadas públicas, a transferência foi realizada sem que os presos políticos e seus familiares fossem informados.
O estabelecimento prisional El Arjat dista mais de 1200 quilómetros de distância dos territórios ocupados, facto que impossibilita os familiares de visitarem os presos políticos.
Chegou ainda ao meu conhecimento que as más condições em que se encontram as celas estão a repercutir-se no estado de saúde dos presos políticos, já bastante debilitado.
Pergunto:
1. De que informações dispõe a Comissão Europeia sobre este assunto? Tem conhecimento sobre as condições em que decorre a detenção dos presos políticos sarauis do grupo Gdeim Izik?
2. Que diligências efectuou ou pretende efectuar a este respeito?