Proposta de alteração

Concurso externo vinculação extraordinária de docentes

Concurso externo vinculação extraordinária de docentes

Proposta de Aditamento

TÍTULO II

Disposições relativas ao Setor Público Administrativo

CAPÍTULO II

Disposições sobre trabalhadores do setor público administrativo Artigo 21.º A (NOVO)

Concurso externo vinculação extraordinária de docentes 1 – O Governo, através do Ministério da Educação, Ciência e inovação, procede até ao final do primeiro semestre de 2026, à abertura de procedimentos concursais de vinculação extraordinária na modalidade de concurso externo, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, para a vinculação a setembro de 2026 de todos docentes com três ou mais anos de serviço, independentemente do grupo de recrutamento, e que nos últimos quatro anos tenham completado pelo menos 365 dias nos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar ou dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

2 – O disposto no presente artigo não prejudica a aplicação do previsto nos artigos 42.º e 43.º do Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio. Paulo Raimundo; Paula Santos; Alfredo Maia


Nota Justificativa:

A falta de professores na Escola Pública não é um fenómeno alheio à extrema precariedade que é vivida pelos professores contratados e aos obstáculos existentes no que concerne à entrada para a carreira.

Sem desvalorizar os números de vinculação dos últimos anos que a luta dos professores alcançou, a verdade é que são 16 816 os professores com mais de 10 anos de serviço continuam hoje com contratos precários.

Este ano o problema do número de alunos sem professor agravou-se, sendo que no início de outubro e com base nos números das reservas de recrutamento, a estimativa é de 1934 turmas sem professor, ou seja, cerca de 42 900 alunos sem pelo menos um professor a uma disciplina, o que significa que o problema está longe de se resolver.

Acresce ainda que o concurso externo extraordinário aberto pelo Governo PSD/CDS no presente ano prevê ainda mesmo lugares em QPZ que no ano passado, sendo que este ano foram abertas 1800 vagas.

Deste modo, é necessário ir mais além e garantir o acesso à carreira de todos os professores e educadores com 3 ou mais anos de serviço. Assim, com a presente proposta o PCP defende a abertura de concursos de vinculação extraordinária na carreira de todos os docentes com 3 ou mais anos de serviço.

  • Assembleia da República