Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo, João Ferreira no Parlamento Europeu

Conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional

O relatório do Instituto Europeu da Igualdade de Género (EIGE), sobre conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, divulgado esta semana, revela que metade das crianças abaixo dos três anos que vivem na UE ficam com os pais e não em creches, ou noutros serviços de apoio à infância. Em 21 dos 27 Estados-membros da UE, mais de 40 por cento das crianças abaixo dos três anos estão a cargo exclusivamente dos pais.

O próprio relatório reconhece que a disponibilidade nos equipamentos oficiais de apoio à infância para o grupo das crianças com menos de três anos é "crucial para a reconciliação da vida pessoal, familiar e profissional", particularmente para as mulheres "expostas a riscos mais elevados durante a reintegração no trabalho após a maternidade". Sublinha também que "as mulheres continuam a ser as principais cuidadoras na infância" e que "as mulheres entre os 25 e os 44 anos gastam, por dia, três vezes mais tempo do que os homens a cuidar das crianças".

Em face das conclusões deste relatório, solicitamos à Comissão Europeia que nos informe sobre que medidas e iniciativas pensa apoiar e desenvolver para promover a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional - um factor decisivo para uma efectiva promoção da igualdade de género.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Perguntas