Comunicado de Imprensa do 11º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

O 11º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários contou com 89 participantes representando 57 partidos comunistas e operários e 48 países. Teve lugar em Nova Deli de 20 a 22 de Novembro de 2009, sob o lema "A crise capitalista internacional, a luta dos trabalhadores e dos povos, as alternativas e o papel do movimento comunista e operário, tendo sido hospedado pelo Partido Comunista da Índia (Marxista) e o Partido Comunista da Índia. O Encontro adoptou unanimemente a Declaração de Deli . O Encontro decidiu aceitar o pedido do Partido dos Trabalhadores do Bangladesh para integrar estes Encontros no futuro. O Encontro decidiu que o 12º Encontro Internacional deverá ter lugar no continente Africano, sendo o anfitrião o Partido Comunista Sul Africano . O Grupo de Trabalho irá subsequentemente reunir para finalizar o tema, datas, local e outros detalhes. O Encontro expressou a sua firme solidariedade com as lutas dos trabalhadores e povos de todo o mundo pela paz, soberania, democracia e justiça social. O Encontro decidiu que acções concretas devem ser tomadas em todos os países e de forma coordenada mundialmente sobre os seguintes temas: 1.Contra a NATO e a sua expansão global; contra a renovada agressividade militar imperialista, e contra as bases militares estrangeiras. 2.Observar o dia 29 de Novembro, como um dia de solidariedade com a luta Palestina, como decidido no Encontro Extraordinário que teve lugar em Damasco em Setembro de 2009. 3.Observar o ano de 2010 como o 65º aniversário da derrota do fascismo. 4. Fortalecer a mobilização popular pela defesa dos direitos dos trabalhadores, em coordenação com os sindicatos. 5. Intensificar a solidariedade internacional pela libertação dos Cinco Cubanos. 6. Fortalecer os movimentos populares, pressionando os governos dos respectivos países, exigindo o direito ao trabalho em coordenação com as organizações da juventude.
  • Central
  • Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários