Jornada de protesto e luta do PCP

Compromisso de mobilização e de luta

O PCP é o «único Partido que está onde deve estar, ao lado dos trabalhadores e do povo», afirmou Jerónimo de Sousa no comício realizado no largo de Cacilhas, em Almada, ao final da tarde

, perante mais de três centenas de militantes comunistas e muita gente que por ali passava. Da parte do Partido, continuou, tudo será feito para derrotar o PEC e o PEC 2, mas tal só será possível com a intensificação da luta dos trabalhadores e do povo contra esta política e afirmando um novo rumo para o País. Para esta luta, que tem na jornada da CGTP-IN marcada para o próximo dia 8 um ponto alto, o PCP fará o que estiver ao seu alcance para esclarecer e mobilizar. Mas a intervenção do PCP, sendo importante, não substitui a luta dos trabalhadores - na qual, garantiu o Secretário-geral do PCP, os comunistas estarão «na primeira linha».

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa destacou a injustiça das medidas que hoje entraram em vigor (aumento dos preços por via do IVA e roubo nos salários por via do IRS) por incidirem sobre quem nada teve a ver com a crise que as «justificam». Aos responsáveis - a banca e os grandes grupos económicos - as chamadas «medidas de austeridade» não afectam. Pelo contrário, os principais bancos nacionais tiveram lucros diários de cinco milhões de euros. E receberá ainda como prémio um pacote de privatizações de empresas altamente rentáveis. Jerónimo de Sousa alertou ainda para um novo pacote de medidas que entrará em vigor a 1 de Agosto, relativo aos apoios e prestações sociais, e que penalizará os mais desfavorecidos da sociedade portuguesa, como os doentes, as crianças ou os desempregados. 

A intervenção de Jerónimo de Sousa, que foi de barco para o local da iniciativa, culminou um cordão humano que percorreu as ruas de Almada, durante o qual se gritaram palavras de ordem como «o PEC está mal, só interessa ao capital» ou «o custo de vida aumenta e o povo não aguenta».

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Central