A companhia Cyprus Airways é detida em 93% pelo Estado de Chipre. Foi fundada em 1947 e emprega hoje 560 trabalhadores. Desde 2013, já despediu 500 postos de trabalho. Apesar disto, debate-se ainda com graves problemas financeiros, muitos dos quais decorrentes da forte concorrência ao nível das linhas e horários mais rentáveis.
Perante a obrigatoriedade de devolução de 65 milhões de euros de ajudas recebidas do estado e consideradas ilegais pela União Europeia, a companhia Cyprus Airways acabou de fechar as portas, privando assim o estado e o povo cipriota da sua companhia aérea de referência.
Em Portugal, são igualmente conhecidas as dificuldades financeiras da companhia nacional TAP, Transportadora Aérea Portuguesa. Dificuldades que não podem ser dissociadas do serviço público prestado por estas companhias que não são geridas exclusivamente com base na rentabilidade financeira.
Posto, pergunto à Comissão Europeia como foi avaliada a viabilidade da companhia Cyprus Airways, designadamente se apenas foram tidos critérios meramente financeiros ou se foram considerados outros critérios tais como bem-estar social da população cipriota, a coesão territorial, a sua situação geográfica ou ainda, o interesse nacional estratégico de Chipre?