Intervenção de Alma Rivera na Assembleia de República

Combater o discurso e os crimes de ódio, combater o racismo e a xenofobia

Ver vídeo

''

Este debate já nasce torto quando associa “segurança” e “migrações” e mistura propositadamente coisas que não faz sentido que se misturem.

Por mais que aqui se venha mascarar este agendamento como se de preocupação com as condições de vida dos imigrantes se tratasse, como se se estivesse preocupado com as condições das forças de segurança, e por aí fora

Em boa verdade, este debate resulta apenas e somente da avidez de quem quer fazer um inaceitável aproveitamento de um acontecimento terrível, que foi o homicídio de duas mulheres no centro ismaili de Lisboa.

Mulheres e respetivas famílias que merecem respeito. Respeito e apoio e nada para além disso.

Não um aproveitamento que visou deliberadamente agitar o papão do terrorismo mesmo sem o mais ténue indício daquilo que era afirmado, que quis acicatar sentimentos de racismo e xenofobia.

Sim, porque o incómodo desses não é com todos os estrangeiros. Não são os nómadas digitais, muito menos os beneficiários de vistos gold.

O problema começa e acaba na cor da pele e na conta bancária.

Felizmente, as últimas semanas demonstraram que a generalidade do país não deu credibilidade nenhuma a esse discurso incendiário e às teorias de quem quis fazer de uma tragédia uma arma política.

Este debate e esse discurso assenta apenas numa vontade de responsabilizar injustamente os imigrantes pela criminalidade ou pela insegurança e mesmo fazer uma associação entre imigrantes e criminalidade.

Esse discurso é puramente falso. Estejamos a falar de crimes violentos ou

E acresce que será difícil encontrar estrangeiros responsáveis pelos sucessivos escândalos que causaram buracos financeiros, escândalos de corrupção ou de ligados aos grupos económicos?  Esses crimes não são graves?

Por outro lado se existe um problema de segurança no país

Se existe um problema de criminalidade a que devemos estar muito atentos e combater  é o do discurso de ódio.

Um discurso que inclusivamente já induziu à prática de crimes violentos.

Contra portugueses e contra imigrantes

Crimes de ódio como o que vitimou o Bruno Candé.

Crimes de ódio como o que tirou a vida ao Giovani Rodrigues

Crimes como as recentes agressões a um imigrante nepalês em Olhão.

Este é o problema de segurança que é preciso resolver. Combater o discurso e os crimes de ódio. Combater o racismo e a xenofobia e qualquer tipo de discriminação alimentada por aqueles que só procuram criar divisões entre o povo e fazem é lembrar os abutres perante a desgraça alheia.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Intervenções