Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Chantagem e ingerência que atinge vários Estados Soberanos

Está neste momento em curso uma manobra de chantagem e ingerência que atinge vários estados soberanos, entre os quais Portugal.

Não há dia sem que se oiçam declarações de responsáveis da UE sobre a possibilidade de sanções à Portugal. Em vez de reconhecer o completo fracasso das medidas de austeridade que explicam em grande parte a evolução das contas públicas, a Comissão Europeia, num ato de puro revanchismo, ataca Portugal e o seu povo pelo facto de este ter decidido por cobro ao programa de austeridade que levou Portugal ao desastre.

Sim, foi reposto o horário das 35 horas, sim reverteram-se muitos dos cortes abomináveis impostos pela Troika, designadamente nos salários e nas pensões. Porque esta foi a vontade soberana do povo Português que se expressou no passado mês de Outubro.

Nós não só rejeitamos a sanções, como rejeitamos também este colete-de-forças que impede Portugal e o seu povo de decidir do seu futuro. Por isso propomos a reversibilidade dos tratados, a suspensão do Tratado Orçamental bem como a revogação do Tratado de Lisboa.

  • União Europeia
  • Parlamento Europeu