Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Celebração dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher

Saudamos a luta das mulheres pela liberdade, o progresso social e a paz no momento em que celebramos os 100 anos das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Foram muitas as lutas e as conquistas conseguidas pelas mulheres ao longo destes 100 anos, mas ainda não foram suficientes para eliminar as desigualdades existentes, as discriminações que persistem no acesso ao trabalho com direitos, as desigualdades salariais com reflexo nas reformas, a dificuldade da progressão na carreira e na realização profissional, os entraves no acesso a lugares de direcção e decisão na actividade económica, social e política, situação que tende a agravar-se em momentos de crise económica e social.

Apesar da maternidade ser uma função social indispensável à evolução da sociedade, as mulheres continuam a ser discriminadas por serem mães e trabalhadoras, o que é escandaloso em pleno século XXI.

Aqui reafirmamos a solidariedade do nosso Grupo com as lutas das mulheres, continuando a exigir o fim das desigualdades e das discriminações, o fim da violência generalizada contra as mulheres, o fim dos estereótipos de género, o que implica, não só uma ruptura com as políticas neoliberais como um empenhamento sério em políticas alternativas, que coloquem a questão dos direitos humanos e da igualdade de género no centro das tomadas de decisão e das políticas comunitárias.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Trabalhadores