Nota do Gabinete de Imprensa da CDU

CDU apresenta primeiros candidatos pelo distrito do Porto

A CDU realiza hoje, pelas 18 horas, no Hotel Mercure, na Praça da Batalha, no Porto, uma sessão Pública de apresentação dos seus cinco primeiros candidatos pelo círculo eleitoral do Porto nas Eleições Legislativas do próximo dia 30 de Janeiro.

Os cinco primeiros candidatos são:

  1. Diana Ferreira, tem 40 anos e é Psicóloga. Foi membro da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foi membro da Direcção da Associação Vulpis - Associação Cultural de Gulpilhares, em Vila Nova de Gaia. Foi eleita na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Gulpilhares e Valadares. É Deputada do PCP à Assembleia da República na XII, XIII e XIV Legislaturas. Membro da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social. É Membro da Direcção da Organização Regional do Porto.

  1. Ana Mesquita, tem 42 anos e é arqueóloga. Foi fundadora e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (STARQ). É Deputada do PCP à Assembleia da República na XIII e XIV Legislaturas. Membro da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto e da Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação. Secretária da Mesa da Assembleia da República de 2019 a 2021. É militante do PCP.

  1. Manuel Loff, tem 56 anos e é professor universitário. Nos anos 80, foi dirigente de movimentos estudantis que contestaram o Cavaquismo. Desde há 25 anos que se tem empenhado na defesa do Ensino Superior Público. Enquanto historiador, dedica-se ao estudo do fascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução portuguesa, orientando e participando em muitos projetos e investigações nesta área. Nesse âmbito, tem participado num esforço coletivo, à escala nacional e internacional, de denúncia do revisionismo histórico e de defesa da memória coletiva da resistência antifascista e anticolonial. É independente.

  1. Filipe Pereira, operário químico e dirigente sindical, sendo membro da direcção do SITE-Norte Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte; membro da direcção da FIEQUIMETAL Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas; membro da Direcção da União de Sindicatos do Porto e do Conselho Nacional da CGTP-IN. É militante do PCP e membro da Direcção da Organização Regional do Porto.

  1. Maria Olinda Moura, professora e delegada do Sindicato dos Professores do Norte. É membro da comissão concelhia de Gondomar do PCP e tem 63 anos. Foi eleita na Assembleia Municipal de Gondomar, na Assembleia de Freguesia de Valbom, na Junta de Freguesia da União de Freguesias de São Cosme, Valbom e Jovim. É actualmente eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim.

  • Eleições Legislativas
  • legislativas 2022
  • Porto