Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Carregador comum para equipamentos de rádio móvel

O problema não se resume aos carregadores dos telemóveis. Em vários produtos utilizados comummente são introduzidas pelo fabricante características que provocam, por um lado, a sua incompatibilidade com produtos de outras marcas e, por outro lado, a sua obsolescência em data anterior àquela que a tecnologia e os materiais disponíveis permitiriam atingir.

Os custos desta incompatibilidade e, sobretudo, os custos da obsolescência programada são enormes, para os consumidores e para a Natureza.

Qualquer estratégia de combate às alterações climáticas, qualquer estratégia de redução do impacto das actividades humanas na Natureza, para ser consequente, terá de atacar este problema.

São necessárias regras de conceção e desmontagem dos produtos que, além de assegurarem a compatibilidade com produtos de outras marcas, sempre que esta se justifique, permitam a compra e substituição de componentes e peças, e atualizações de software e hardware.

É necessária uma garantia mínima obrigatória prolongada, com assistência técnica pós-venda assegurada pelo fabricante, entre outras medidas.

Está a Comissão Europeia disponível para as considerar?

>
  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu

Partilhar