Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Avaliações exaustivas de risco e segurança(testes de resistência) das centrais nucleares na União Europeia e actividades correlatas

A segurança das centrais nucleares reveste-se da maior importância. Em causa estão a segurança das populações, dos trabalhadores, a saúde pública e o ambiente.
O Conselho Europeu, após o acidente de Fukushima, em Março de 2011 concluiu que "a segurança de todas as centrais nucleares da UE deve ser revista".
Foram definidos os testes de resistência que devem ser realizados em duas vias: uma faixa de segurança para avaliar como as instalações nucleares suportam as consequências de vários eventos extremos e externos e uma faixa de segurança para analisar as ameaças e incidentes de segurança devido a acções criminosas.
Os testes devem ter em conta a ocorrência de eventos naturais, incluindo tsunamis, terramotos e condições meteorológicas extremas, a perda de sistemas de segurança e a gestão de acidentes graves, dividindo-se em etapas que incluem a realização de avaliações pelos operadores e a apresentação de propostas de melhorias de segurança, a realização de apreciações independentes pelos reguladores nacionais sobre as avaliações efectuadas, sempre que apropriado.
Esta resolução considera que as exigências associadas aos testes de resistência poderiam ir mais longe. Nesse sentido, a Comissão é convidada a realizar uma análise mais detalhada dos custos para melhorias, sendo que estes não deverão ser suportado pelos contribuintes.
Votámos favoravelmente.

• União Europeia