A linha do Douro é, desde a sua inauguração, uma importante via de transporte entre o Porto e Pocinho, numa extensão de cerca de 203 km, com cerca de um milhão de utentes/ano.
Trata-se de uma linha ferroviária com grandes níveis de utilização, quer pelos movimentos pendulares das populações do interior do distrito do Porto, trabalhadores e estudantes e população em geral, quer pelos turistas que visitam a região do Douro.
A linha está eletrificada até ao Marco de Canaveses, tendo em curso a eletrificação até à Régua.
Contudo, mesmo atentando apenas no percurso já eletrificado, entre o Marco de Canaveses e o Porto, a oferta é escassa, seja em horários, seja em número de carruagens nas composições.
Esta realidade leva a tempos de espera elevados em certos horários, além de forçar os passageiros a viajar em carruagens sobrelotadas, com muitos utentes a fazerem a viagem em pé durante dezenas de quilómetros.
O PCP considera fundamental maior frequência e mais carruagens, assegurando melhor qualidade e conforto nas viagens.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e nos termos e para os efeitos do 229.º do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP solicita ao Governo, através do Ministério das Infraestruturas e Habitação, os seguintes esclarecimentos:
1. Conhece o Governo a situação descrita sobre a insuficiência de horários e de carruagens?
2. Perspetiva reforçar a frequência e o número de carruagens a operar na linha do Douro?
3. Quando perspetiva concluir a eletrificação da linha até à Régua?
4 – E para quando a eletrificação até ao Pocinho?