Pergunta ao Governo N.º 10/XII/4.ª

Atuação das Forças de Segurança nos incidentes no Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães

No passado dia 14, no decurso do jogo do campeonato nacional de futebol em que participavam as equipas do Vitória Sport Clube e do Futebol Clube do Porto, ocorreram vários incidentes numa das bancadas do estádio, tendo havido intervenção das forças de segurança ali presentes. De acordo com o que tem sido veiculado pela comunicação social, na “ bancada topo sul, onde se concentram as claques do V.Guimarães, a agitação foi muita, com os adeptos a correr em várias direções.
” É, ainda, avançado que “Depois de uma carga policial, algumas pessoas saltaram a vedação que separa a bancada do relvado, altura em que Paulo Batista acorreu ao centro do relvado interrompendo o jogo.
”Durante a intervenção policial, terão mesmo sido disparados tiros com balas de borracha que atingiram adeptos do Vitória Sport Club.
Na sequência destes incidentes surgiram várias reações tendo sido admitido que a intervenção policial terá sido excessiva em face do sucedido.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, que me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Que informações tem o Governo sobre os incidentes ocorridos no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães que opuseram as forças policiais aos adeptos do Vitória Sport Clube?
2.Qual a justificação para a ação policial?
3.Que responsabilidades vão ser apuradas?

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Segurança das Populações