Pergunta ao Governo N.º 3248/XII/1

Atrasos inaceitáveis na realização de exames médicos a pacientes oncológicos no Hospital de Faro

Atrasos inaceitáveis na realização de exames médicos a pacientes oncológicos no Hospital de Faro

Em fevereiro de 2012, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre as medidas que pretendia adotar para que o Hospital de Faro dispusesse de condições para garantir os serviços e tratamentos oncológicos adequados.
Na sua resposta, o Governo afirmava que “tem havido resposta em tempo útil do Serviço de Imagiologia para diagnóstico e internamento de doentes oncológicos” e que “os doentes estão a receber tratamentos oncológicos adequados”.
Chega agora ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP que se continuam a registar problemas na resposta a doentes oncológicos.
Em particular, um doente oncológico, operado ao estômago em dezembro de 2011, encontra-se há vários meses à espera de três exames (TC do abdómen superior, TC pélvico e Tórax), requisitado pelo médico do Serviço de Oncologia Médica no dia 10 de janeiro de 2012 ao Serviço de Imagiologia, para ser realizado até 22 de maio de 2012, dia em que o doente teria uma nova consulta. Depois de vários contactos e deslocações ao Hospital de Faro, o paciente oncológico acima referido ainda não conseguiu fazer os exames. Ontem, na consulta, solicitou uma credencial para ir fazer os exames a uma entidade convencionada com o Serviço Nacional de Saúde, tendo o médico afirmado que, por constrangimentos orçamentais, se encontrava impedido de o fazer.
Pelo exposto e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1.Confirma o Governo que os utentes do Hospital de Faro, em particular, os pacientes oncológicos, continuam a ter que esperar longos períodos para realizarem os exames necessários ao seu acompanhamento e tratamento?
2.Os atrasos verificados na realização de exames, como aqueles do paciente oncológico acima referido, devem-se a constrangimentos orçamentais, à insuficiência de profissionais de saúde ou à falta de equipamentos?
3.Que medidas irá adotar o Governo para garantir que os utentes do Hospital de Faro possam fazer os seus exames, e em particular os exames de Imagiologia, num prazo adequado face às necessidades do acompanhamento e do tratamento?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo