Uma delegação do PCP, na qual estava integrada a Deputada pelo Circulo eleitoral de Braga, reuniu com a Direção do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe.
De acordo com as informações que nos foram prestadas, o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), tendo acordos de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social. A instituição tem diversas respostas sociais - Creche, Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Foi-nos também transmitido que a construção desta unidade foi realizada ao abrigo do programa PARES I, apesar de a esmagadora maioria dos pagamentos já terem sido efetuados, falta pagar 10% do montante acordado, ou seja, cerca de 70 mil euros.
No que concerne ao pagamento destes 10%, a Direção do Centro Social e Paroquial referiu que, numa reunião realizada com o Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, foi-lhes garantido que o pagamento seria concretizado até ao final do mês de Abril do corrente ano. Porém, o mês terminou e não foi liquidado o valor em falta tal como havia sido prometido.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1.Confirma o Governo que o Sr. Secretário de Estado da segurança Social se comprometeu a efetuar o pagamento do montante em falta até ao final do mês de abril do corrente ano? Em caso afirmativo, qual a razão ou razões para o não cumprimento do acordado?
2.Quando é que o Governo prevê efetuar o pagamento e, desta forma saldar a dívida para com o Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe?
3.Reconhece o Governo que o não cumprimento deste pagamento pode interferir na gestão da instituição, nomeadamente, na disponibilização de verbas para serem efetuados novos
investimentos ou simplesmente para reforço de tesouraria?
Pergunta ao Governo N.º 1956/XII/2
Atraso no Pagamento por Parte do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social ao Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe - Vila Nova de Famalicão- Distrito de Braga
