Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Atenuação das consequências dos terramotos na Croácia

A Croácia foi assolada por fortes sismos, magnitudes superiores a 5 na escala de Richter, com consequências devastadoras. Estas catástrofes destruíram ou danificaram parte da cidade de Zagrebe e do distrito de Zagrebe e a destruição quase total da cidade de Petrinja.

Há a lamentar 8 vítimas mortais, 36 feridos e a destruição de mais de 45 mil edifícios que afectaram mais 70 mil pessoas. Tendo já sido aprovadas alterações ao Orçamento da UE de 2020 para mobilizar o fundo de solidariedade em mais de 600 milhões EUR para a Croácia, é necessário e imprescindível que se disponibilizem mais recursos para fazer face a esta situação devastadora que assola o país, fundos esses que devem ser mobilizados de forma celére para que se possa proceder rapidamente à reconstrução dos edifícios e ao realojamento dos afectados.

É necessário que seja garantida a flexibilidade necessária na utilização de outros fundos da UE para que possam ser utilizados na resposta às consequências destas catástrofes.

Se não fosse já urgente a necessidade de tomada de medidas, mais urgente se torna no actual contexto sanitário, com o agravamento das consequências sociais e económicas, para que sejam encontradas soluções rápidas e eficazes que garantam a saúde e os direitos das populações afectadas.

>
  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu