Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Atentado à liberdade de expressão

Na semana passada, foi aprovada na comissão AFET do Parlamento Europeu uma resolução apelando a um incremento da capacidade institucional da UE destinada a contrariar a chamada "propaganda inspirada pelo Kremlin".

A Rússia representa hoje um obstáculo aos objectivos de hegemonia dos Estados Unidos que pretende impor o seu domínio mundial. A situação da Síria onde, no quadro da lei internacional a Rússia tem dado apoio ao governo em exercício nas suas acções de legítima defesa contra forças extremistas e apoiadas pelo exterior, impedindo até ao momento que se repitam as operações de derrube do poder verificadas na Líbia, no Iraque, no Afeganistão ou ainda na Ucrânia, representa um libelo acusatório contra o comportamento servil da UE e a sua cumplicidade com as atrocidades cometidas no médio oriente e em África.

A aprovação de tal resolução em plenário, remete para o próximo passo que parece ser a proibição dos órgãos de informação russos, tais como a RT ou o Sputnik, dentro do espaço da UE através de satélite e da internet.

Pergunto à Comissão Europeia se confirma esta intenção e como justifica este verdadeiro atentado à liberdade de expressão.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu