Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat)

Assembleia Parlamentar EURO-Latino-Americana (EUROLAT)
reúne em Lisboa - 16, 17 e 18 de Maio 2016

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, participará na próxima reunião da EUROLAT que se realiza nos próximos dias 16, 17 e 18 de Maio de 2016, na Assembleia da República em Lisboa, e saúda os deputados de esquerda e progressistas da América Latina que aí marcarão presença.

A reunião da EUROLAT tem lugar num momento particularmente delicado da situação na América Latina e Caraíbas e na Europa, pelo que intervimos – apesar da desfavorável correlação de forças existente no Parlamento Europeu – para que esta reunião constitua um contributo para a luta contra as ofensivas que estão a ser desferidas contra os processos progressistas e de afirmação soberana neste sub-continente. Ofensivas que a cada novo dia sofrem novos desenvolvimentos como são exemplo o Brasil ou a Venezuela.

Na passada terça-feira, o Parlamento Europeu discutiu a situação da Venezuela em Plenário, em mais uma demonstração do desrespeito das instituições europeias pela soberania, democracia e povo daquele país. Uma discussão que assumiu graves contornos, com a intervenção da VP/AR, Federica Mogherini, apelando ao Parlamento Europeu que dê o apoio a "qualquer solução útil" para a situação que se vive na Venezuela, numa evidente alusão intervencionista que atenta contra a estabilidade e a paz deste país. Declarações inaceitáveis que os deputados do PCP ao PE repudiam.
Uma postura de ingerência externa que se estende também ao Brasil, onde se tentam consolidar as tentativas de sectores reaccionários e do imperialismo para, em revanche pela sua derrota nas eleições de 2014,
derrubar a legítima Presidente do Brasil e reverter a evolução no sentido favorável aos trabalhadores e às camadas mais frágeis da sociedade brasileira verificada nos últimos anos, com um processo de desestabilização e golpista, inseparável de projectos ditatoriais. Os deputados do PCP ao PE
reiteram a sua firme condenação a este golpe, e expressam a sua solidariedade aos trabalhadores, ao povo e às forças democráticas e progressistas brasileiras que, numa situação particularmente difícil, lutam corajosamente em defesa da democracia e por políticas de progresso social e soberania.

Por estas razões, os deputados do PCP ao PE saúdam o acto de solidariedade para com a América Latina que se realizará, por iniciativa conjunta do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), a Associação de Amizade Portugal Cuba (AAPC) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses / Intersindical Nacional (CGTP/IN), no dia 17 de Maio, terça-feira, pelas 19h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu