Pergunta ao Governo N.º 3951/XII/1

Aquisição da empresa Monte Adriano pelo fundo Vallis

Aquisição da empresa Monte Adriano pelo fundo Vallis

Recentes notícias vindas a público deram conta que o fundo Vallis, que tem como acionistas o BES, BCP, CGD e Banif, comprou a empresa Edifer, Hagen e Monte Adriano.

Com estas aquisições, o fundo Vallis passou, de acordo com a comunicação social, a ser o quarto grupo do sector a nível nacional. Também de acordo com notícias vindas a público, este novo grupo tem um volume de negócios de 600 a 700 milhões de euros, isto a valores de 2011.

Esta concentração de empresas do mesmo sector, à imagem de outras concentrações de outros grupos económicos, visa a concentração de lucros e faz pairar sobre os trabalhadores a ameaça de despedimentos.

Na verdade, o presidente do fundo Vallis afirmou, publicamente, que "não podemos escamotear que teremos de reduzir pessoal" tendo mesmo afirmado que mais despedimentos é "inevitável".

Importa, por fim afirmar que estas três empresas empregam cerca de 2200 trabalhadores, pelo que a perspetiva de despedimentos nestas empresas poderá ter graves consequências sociais.

Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Economia e do Emprego o seguinte:

1.º Que informações possui este Ministério quanto a este processo de concentração?

2.º Qual éo papel da CGD neste fundo Vallis e como avalia este Ministério a perspetiva de despedimentos de trabalhadores destas empresas?

3.º Que medidas vai este Ministério tomar para salvaguardar os postos de trabalho nestas empresas?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República