Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Os aproveitamentos dos grandes grupos económicos

Há muito que temos vindo a denunciar a brutal especulação promovida pelos grandes grupos económicos que floresceu à sombra da epidemia e que cresceu desmesuradamente a pretexto da guerra e das sanções. Na energia, na banca, no armamento, na grande distribuição, todos os dias são conhecidos novos dados, mais e mais lucros...
A Comissão, o Conselho e o BCE sabem que assim é, como confirmam notícias recentes. Ao mesmo tempo os trabalhadores perdem salários, direitos, confrontam-se com a deterioração da sua situação social e económica, com inaceitáveis aproveitamentos de quem soma lucros com a cartelização e imposição de margens de 30,40 e 50% sobre bens essenciais.
Conhecendo esta realidade, o que vão as instituições da UE e os governos dos EM fazer?
Questionar os lucros dos grandes grupos económicos e a sua ávida sede de lucro? Propor o controlo dos preços, nomeadamente nos bens alimentares essenciais, combater a especulação e os aproveitamentos, taxar os lucros extraordinários das multinacionais?
Ou, ao invés, prosseguir com o caminho e as decisões que nos trouxeram até aqui e manter a desavergonhada cumplicidade com os grandes grupos económicos?

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu