Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apresentação pelo Conselho da sua posição sobre o projeto de orçamento geral - exercício de 2020

Esta proposta de orçamento é marcada por uma insuficiência global de recursos, por prioridades erradas, o que se traduz numa insuficiência de recursos nas áreas social e ambiental, na coesão, e no aumento das despesas associadas a uma deriva intervencionista no plano externo, militarista e securitária.

Apesar disso, não abdicamos de intervir, até onde nos for possível, com propostas concretas, que possam melhorar a proposta que temos em mãos.

Apresentámos mais de 80 alterações à proposta da Comissão. Com objectivos claros: promover o investimento público, apoiar os setores produtivos e estratégicos, os serviços públicos, promover o emprego com direitos, a luta contra a pobreza e as desigualdades, promover os direitos das mulheres, a proteção do ambiente e da biodiversidade, o pleno uso do potencial de cada país e cada região. Algumas destas alterações foram aprovadas nas comissões especializadas, aspecto que muito valorizamos.

Iremos agora batermo-nos para que estas propostas constem do orçamento a ser aprovado pelo parlamento. Tal não apagará os seus aspectos mais negativos, mas será importante e para isso pedimos o vosso apoio.

• União Europeia
  • Parlamento Europeu