Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Apple e licença sabática da DG COM

Per Hellstrom foi funcionário da Direção Geral da Concorrência da UE desde 2007 até 2015. Entre 2007 e 2012, foi responsável por diversos casos de investigação envolvendo a Google e a Microsoft. Entre 2012 e Fevereiro 2014 dirigiu a divisão de fusões para o setor do ambiente e da energia.

Em Fevereiro de 2014, Per Hellstrom requereu e foi-lhe concedida uma licença sabática, começando imediatamente a trabalhar para a Apple Benelux BV onde passou a desempenhar as funções de Diretor Sênior para os Assuntos Regulação e Direito da Concorrência para a Europa, Médio Oriente e África.

De acordo com o Estatuto dos Funcionários da UE, desde 01 de Janeiro de 2014 os membros do Staff da Comissão não estão autorizados a beneficiar de licenças sabáticos que envolvem lobbying que possam levar à existência ou possibilidade de um conflito com os legítimos interesses da instituição.

Pergunto à Comissão Europeia em que condição foi concedida esta licença a Per Hellstrom, escassos meses antes do início do inquérito à Apple (Junho 2014) e tendo em conta os conhecimentos profundos do sector decorrente da sua actividade passada na DG COM.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu