Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Apoios à renovação dos instrumentos da EAMCN

A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) é uma instituição pública de referência no ensino da música em Portugal, que há muitos anos não recebe financiamento para despesas de investimento. Para além de obras de recuperação no edifício, também os instrumentos
musicais precisam de ser renovados, desde há vários anos, não ocorrendo renovação dos pianos, harpas e outros instrumentos que, apesar de terem uma longa vida, não são eternos.

Este investimento na renovação de instrumentos musicais é urgente e necessário para que o ensino especializado da música naquela instituição continue a dar uma resposta de qualidade aos seus alunos e proporcione condições de trabalho dignas aos seus professores.

Recentemente, os responsáveis do Conservatório manifestaram a expectativa de que os fundos da UE - sejam os provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência, sejam os fundos estruturais ou outros - pudessem ser utilizados para responder a estas necessidades de investimento.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que fundos da UE podem ser mobilizados para a renovação de instrumentos musicais da EAMCN, apoiando a cultura, as artes e a educação.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu