A Fundação Liga (Lisboa, Portugal), na continuidade das associações fundadoras suas antecessoras, a LPDM Centro de Recursos Sociais e a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, desenvolve uma importante actividade na área do apoio e integração social das pessoas com deficiência. Entre outras valências, a Fundação Liga dinamiza recursos especializados para suporte das necessidades especiais das pessoas com alterações da sua funcionalidade física; desenvolve projectos na área da formação profissional; estimula a criação artística e a inclusão pela arte. Ao longo dos seus 60 anos de história desenvolveu um trabalho com amplo reconhecimento social, que importa apoiar e estimular.
Entre os projectos para o futuro, a Fundação Liga pretende construir residências de apoio, acrescentando assim uma valência muito relevante, actualmente inexistente, pesem embora as necessidades de muitas famílias às quais a Fundação Liga se vê impossibilitada de prestar esse apoio. Ademais, pretende-se também recuperar a piscina que actualmente se encontra encerrada devido a problemas técnicos (um investimento estimado em cerca de 85 mil euros).
Pergunto:
1. Que programas e medidas da UE - seja de gestão directa, seja de gestão partilhada - podem apoiar a construção de residências da Fundação Liga e a recuperação da piscina?
2. Quais as condições de mobilização desses apoios, nomeadamente ao nível do co-financiamento previsto?