Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Apoios ás associações de bombeiros voluntários-Bombeiros Voluntários do Beato

A Associação dos Bombeiros do Beato conta com cerca de 50 voluntários e desenvolve uma intensa e muito importante actividade na cidade de Lisboa, que importa reconhecer, valorizar e apoiar.
Numa recente visita às instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários do Beato pude constatar o impressionante (a vários títulos) estado de degradação em que estas se encontram.
Concretamente, estas instalações não proporcionam um local adequado para o devido descanso dos voluntários, que dormem no chão, sem o mínimo de condições, situação que se agrava com a entrada de água da chuva e com as temperaturas elevadas nos períodos de grande calor. Registe-se ainda a ausência de um parque de viaturas, onde estas possam ser estacionadas e lhes possa ser feita a necessária manutenção.
Algumas propostas de mudança do quartel têm sido aventadas mas nenhuma ainda concretizada, processo que, em qualquer caso, exigirá um investimento em termos financeiros.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
1. Que iniciativas tem sido desenvolvidas para apoiar e valorizar a actividade dos bombeiros voluntários na UE?
2. Que programas de medidas poderão apoiar o investimento necessário à instalação do Quartel dos Bombeiros Voluntários do Beato noutro local, para que assim possam prestar os seus serviços à população da cidade com dignidade e em melhores condições do que as actuais?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu