Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoios ao observatório vulcanológico e geotérmico dos Açores

Numa visita recente ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, no município da Lagoa/ ilha de S. Miguel, pude constatar o importante trabalho ali desenvolvido tanto em termos científicos, como pedagógicos e museológicos. Ali existe o único marégrafo terrestre português, incluído numa rede internacional de observação e monitorização dos fenómenos sismológicos e vulcanológicos. Existe também um importante núcleo museológico, onde os visitantes podem entrar em contacto com as Ciências da Terra.

No entanto, esta instituição (de direito público-privado) de investigação pedagógica vive à míngua de recursos financeiros, só sobrevivendo com um subsídio da autarquia local e a dedicação dos seus associados, incluindo professores e investigadores.
Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1.Que medidas podem ser tomadas para apoiar o importante e imprescindível trabalho científico e pedagógico desta instituição?

2.Que apoios financeiros e que programas existem para apoiar esta instituição, que é essencial para uma região ultraperiférica, onde existem fenómenos sísmico-vulcânicos, como é o caso da Região Autónoma dos Açores?

• Educação e Ciência
  • Perguntas