Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Apoios à Adega Cooperativa dos Biscoitos

A Adega Cooperativa dos Biscoitos, localizada na ilha Terceira, nos Açores, é uma adega fundada por pequenos produtores que comercializa e divulga o famoso vinho verdelho produzido a partir de cepas cultivadas em curraletas construídas com típicos muros de pedra negra. As características de produção deste vinho são únicas o que confere a esta actividade um valor cultural não replicável. Dessa forma, além de vários prémios que a marca tem ganho, faz parte da Rede Iter Vitis - uma rota que dá prioridade à paisagem da cultura da vinha, aos saberes tradicionais, às suas gentes e à produção de vinho. A Adega tem entre 30 a 40 produtores e produz cerca de 10 000 litros de vinho por ano. No entanto, existem potencialidades no território para a implementação de novos vinhedos, o que traria um benefício económico, cultural e paisagístico para a zona.

Assim, pergunto à Comissão Europeia:

- No actual quadro financeiro plurianual UE 2014-2020, que fundos podem ser mobilizados para apoiar mão-de-obra para manutenção e implementação de novas vinhas, nomeadamente nas RUP, como é o caso?

- Dada a parca estrutura organizativa da cooperativa em causa, que apoios técnicos estão disponíveis para apoio à elaboração de candidaturas aos apoios da UE?

>
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu