Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Apoios às actividades marítimas na Fuseta e na Região da Ria Formosa

Numa recente visita à Fuseta, comunidade piscatória da Ria Formosa, no concelho de Olhão, o contacto com as populações permitiu identificar continuadas dificuldades sentidas por quem tem a sua actividade profissional relacionada com a pesca, o marisqueio ou a navegação. Foi particularmente focado o assoreamento da barra e canal e a degradação do porto de pesca. As deficientes condições do porto da Fuseta nas amarrações, meios de descarga do pescado e até o próprio acesso às embarcações já provocaram acidentes e levaram diversos armadores a optar pela descarga noutros portos.

Uma realidade que cria obstáculos à actividade de pescadores e operadores marítimo-turísticos, que fica seriamente condicionada pelas marés, impedindo a circulação de embarcações entre marés e aumentando os riscos da navegação, pondo em causa a segurança a bordo.

Igualmente condicionada fica a reparação naval nos pequenos estaleiros da localidade, pondo em causa a continuidade dessa importante actividade.

Face ao exposto pergunto à Comissão, que verbas do actual Quadro de Financiamento Plurianual poderão ser mobilizadas para a região:

- para acções de reabilitação dos portos de pesca e equipamentos de apoio às actividades marítimas?

- para acções de dragagem e desassoreamento de canais e barras?

- para apoiar a actividade de construção e reparação de embarcações em estaleiros na região?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu