Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Apoio à investigação nas áreas das doenças crónicas

Considerando a necessidade de apoiar e incentivar a investigação e inovação no domínio da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças crónicas, como a epilepsia, a prioridade que lhe é necessário dar enquanto doença crónica grave, e tendo em conta que, muitas vezes, as pessoas com esta doença são discriminadas no chamado mercado de trabalho, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Está prevista uma atenção especial para apoiar e incentivar a investigação na área das doenças crónicas, designadamente no domínio da prevenção e diagnóstico precoce?

2. Que iniciativas pretende tomar para encorajar os Estados-Membros a assegurarem um nível igual de qualidade de vida, designadamente na educação, emprego, transportes e sistema público de saúde, para as pessoas com epilepsia, estimulando, por exemplo, o intercâmbio de boas práticas e no fomento de avaliações eficazes do impacto da saúde nas principais políticas nacionais e da União Europeia?

3. Que medidas existem para apoiar e incentivar a investigação e inovação no domínio da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da epilepsia e a prioridade que lhe é necessário enquanto doença crónica grave?

>
  • Saúde
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu