Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apoio da UE às embarcações tradicionais do Estuário do Tejo e à sua classificação pela UNESCO

Em Portugal, o Município da Moita vai candidatar as técnicas de construção e reparação das embarcações tradicionais do estuário do Tejo a Património Imaterial da UNESCO, com o objectivo de proteger esta forma de construção naval tradicional. As melhores condições de salvaguarda destas embarcações tradicionais e das suas formas de construção e reparação não deixam de contribuir também para uma reforçada preservação ambiental e paisagística do Estuário do Tejo.
Actualmente, existe na região apenas um único estaleiro naval de construção de barcos típicos em madeira. O estaleiro tem quatro carpinteiros, um calafate e um aprendiz, sendo a média de idades destes trabalhadores próxima dos 65 anos. Torna-se por isso imprescindível assegurar condições para a continuidade do estaleiro e, com ele, do saber-fazer ali reunido, da arte de construção e reparação das embarcações tradicionais do Tejo.

Em face do exposto solicito à Comissão Europeia informação sobre que apoios da UE (de gestão directa e partilhada) poderão ser mobilizados para ajudar à preservação destas embarcações e da arte de construção e reparação das mesmas, o que envolve a criação de condições para a continuidade em funções do respectivo estaleiro, e para ajudar também a projectar e a divulgar esta singular marca do património do Estuário do Tejo – o maior estuário da Europa ocidental.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu