Apoio a companhias teatrais e sua cooperação a nível europeu

O Teatrão é uma companhia profissional de teatro de Coimbra que tem vindo a desenvolver um projecto pedagógico extenso e abrangente, dando especial ênfase à criação de abordagens não formais para a formação artística de crianças e jovens. Neste contexto, tem vindo a desenvolver, desde 2010, um programa de intercâmbios, laboratórios e seminários artísticos com o apoio do Programa Juventude em Acção.
A última destas iniciativas foi o Seminário Internacional “Community Intervention in Urban Areas”, que teve lugar de 28 de Junho a 3 de Julho, juntando jovens da Holanda, Bélgica, Itália, Áustria e Portugal num intenso trabalho de reflexão, pesquisa e criação sobre o papel dos jovens na intervenção sobre espaços urbanos degradados/abandonados/desprovidos de projecto, no contexto das cidades que esses mesmos jovens habitam. Um dos resultados deste Seminário foi a criação de um documento com propostas específicas para estes espaços, subentendendo também a criação de um espaço de cooperação a nível Europeu nesta matéria.

- Que apoios podem ser dados à materialização concreta deste projecto de cooperação, que poderá passar pela criação de uma associação?
- Que programas e medidas da UE – de gestão directa e partilhada – para além do já referido, são susceptíveis de ser mobilizados para apoiar a actividade (supra-mencionada) desta companhia profissional?

• Cultura
  • Perguntas