Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Ainda sobre a publicação de artigos científicos

Vários cientistas abandonaram os cargos que tinham em revistas académicas por estas praticarem preços elevados na publicação de artigos científicos.
Já anteriormente tive oportunidade de abordar o tema numa pergunta escrita à Comissão Europeia (E-000587/2022: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2022-000587_PT.html), onde expus o negócio multimilionário à volta das publicações académicas por parte de editoras especializadas que vivem à custa do trabalho dos investigadores a quem pedem, frequentemente, um pagamento para a publicação de artigos. Na resposta a essa pergunta, a Comissão Europeia refere que “O programa Horizonte Europa exige o acesso aberto imediato a publicações científicas através de repositórios fiáveis. Quando são impostas, as taxas sobre os artigos são consideradas como custos elegíveis.” Se aos valores de pagamento para publicação, juntarmos os de subscrição de revistas académicas pagas por universidades e centros de investigação, facilmente se conclui que são os investigadores, as suas instituições e o público em geral a alimentar este negócio das editoras.

Pergunto:
Que diligências têm sido feitas para que a investigação financiada por verbas públicas esteja sempre disponível sem que os investigadores e as suas instituições tenham de pagar para publicar ou consultar?

De que forma podem ser valorizadas as publicações em revistas sem fins lucrativos, designadamente em relação aos factores de impacto?

Apresentação: 29.5.2023

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu