Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

A agricultura como um sector estratégico no contexto da segurança alimentar

O reconhecimento da agricultura como um sector estratégico no contexto da segurança alimentar, de que nos fala este relatório, é indissociável do reconhecimento e da promoção do conceito da soberania alimentar.

Quanto maior a dependência alimentar de um país, maior a insegurança alimentar; maior a dificuldade em assegurar o abastecimento de alimentos à sua população em quantidade e qualidade suficientes.

A soberania alimentar é o melhor seguro contra a volatilidade dos preços dos bens alimentares - assunto que volta dramaticamente a estar na ordem do dia.

esta volatilidade tem tido origem, fundamentalmente, na especulação financeira exercida sobre os produtos alimentares - área em que os especuladores (fundos de investimento, hedge funds, fundos de pensões e grandes bancos) se foram concentrando à medida que outras bolhas especulativas foram secando ou rebentando.

A única maneira de impedir esta especulação é acabar com os instrumentos que a viabilizam, nomeadamente com alguns produtos financeiros, como os derivados OTC. Infelizmente, as medidas adoptadas pela UE neste domínio estão muito longe de poder travar esta sinistra engrenagem da especulação e as suas desumanas consequências. Isto mesmo vieram denunciar recentemente as próprias Nações Unidas, através do seu relator especial para o direito à alimentação.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu