Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Agências de notação financeira e a UE (II)

Em resposta à pergunta escrita E-007359/2011, sobre as “Agências de notação financeira e a UE", a Comissão Europeia refere que “a Comissão está ciente do problema da dependência excessiva em relação às notações externas e apoia a opinião de que deve ser reduzida a confiança mecânica e automática nessas notações”.
Mais de seis anos decorridos sobre o ataque especulativo às dívidas soberanas dos Estados da periferia da UE/Zona Euro, em larga medida patrocinado pela actuação destas agências, as iniciativas destinadas “a limitar uma dependência excessiva” das agências de notação financeira, visivelmente, fracassaram. Os Estados continuam dependentes e vulneráveis face à acção destas agências, que são, como é sabido, detidas por interesses privados, que agem em função do seu interesse próprio.
Algumas destas agências têm na sua estrutura accionista fundos de investimento, tendo as suas decisões efeitos directos na retribuição que os fundos de investimento obtêm.

Em face do exposto e tendo em conta a persistência dos problemas abordados em 2011, pergunto à Comissão Europeia que avaliação faz do resultado prático da sua acção neste domínio e se considera desenvolver alguma acção adicional para limitar a dependência e vulnerabilidade dos Estados face às agências de notação financeiras.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu