A Agência Ferroviária Europeia (AFE) surge como um instrumento que se substitui às autoridades dos Estados-membros com o intuito de aprofundar definitivamente o desenvolvimento do Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário. Esta Agência assenta, pois, na perspetiva liberalizante e de eliminação de barreiras à concorrência, com o objetivo de criar um mercado único ferroviário. O orçamento definitivo da AFE para o exercício de 2015 ascendeu a mais de 26 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,45 % em relação a 2014, sendo de ressalvar que a taxa de execução registou uma melhoria 3,96%. Com este relatório, o Parlamento Europeu dá quitação à AFE pela execução do orçamento da agência para o exercício de 2015. Assim, e considerando que o Tribunal de Contas, no seu relatório sobre as contas anuais da AFE para o exercício de 2015, afirmou ter obtido garantias razoáveis de que as contas anuais da Agência são fiáveis e de que as operações subjacentes são legais e regulares, o nosso sentido de voto na quitação e na resolução é indissociável das nossas reservas e da nossa posição de princípio contrária ao papel deste organismo e ao seu caráter centralizador, desregulador e federalista.