Pergunta ao Governo N.º 1361/XII/3.ª

Adiamento de cirurgia no Centro Hospitalar de Coimbra

Adiamento de cirurgia no Centro Hospitalar de Coimbra

Chegou ao Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português a denúncia de um utente, dando nota de que tinha sido adiada a sua cirurgia por falta de material clínico.
O utente tinha indicação clínica para fazer uma cirurgia (ablação cardíaca) no mês de março de 2014 no Centro Hospitalar de Coimbra. Quando contactou o centro hospitalar para saber qual a data prevista para a realização da intervenção cirúrgica, foi-lhe dito para ligar novamente dentro de um mês, porque não tinham os cateteres específicos necessários para a operação.
Esta situação concreta demonstra bem as consequências da política do Governo de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde. Os cortes orçamentais impostos aos hospitais públicos, que no ano de 2014 correspondem a uma redução de cerca de 3% em relação a 2013 e uma redução de cerca de 9% em relação a 2011 (dados relativos às entidades publicas empresariais), não permitem a adequada prestação de cuidados de saúde aos utentes. Uma das consequências é a falta de material clínico, que impede a prestação de cuidados de saúde
atempados, de qualidade e em segurança.
Não é situação isolada. Temos conhecimento que há outros hospitais no país com limitações semelhantes e que tem conduzido ao adiamento de cirurgias, aumentando assim a lista de espera.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.O Governo tem conhecimento que o Centro Hospitalar de Coimbra adiou cirurgias por falta de material clínico?
2.Como justifica esta situação?
3.Que medidas pretende o Governo tomar para garantir há material clínico para a realização de cirurgias no tempo adequado para os utentes?

  • Saúde
  • Assembleia da República