Intervenção de

Actuação do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

 

Criticas à actuação do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e a situação do sector leiteiro

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Abel Baptista,

Em primeiro lugar, queria saudar a oportunidade da questão que nos trouxe.

Pretendia dizer-lhe que, apesar das diferenças de projectos que temos, em matéria de agricultura tem toda a razão quando se dirige ao Sr. Primeiro-Ministro, porque, na verdade, não tivemos Ministro da Agricultura nestes quatro anos.

Tivemos um «passeante» pela agricultura e não por toda a agricultura: alguns pontos do País mereceram quatro ou cinco visitas, sempre a segmentos que precisamente nada têm que ver com a realidade agrícola do País.

Esta é a primeira realidade.

Eventualmente, podemos dizer que tivemos quatro anos com um bom técnico de Bruxelas à frente dos destinos da agricultura portuguesa, mas há que conhecer a realidade da agricultura, dialogar com os agricultores, ter presente as suas preocupações e, sobretudo, ter presente que somos um país com um défice agro-alimentar que não pára de crescer.

Comprometemos a nossa soberania alimentar no decorrer destes anos: importamos, hoje, mais de 70% dos produtos agro-alimentares que consumimos e, na verdade, precisávamos de ter uma estratégia para a agricultura portuguesa.

O Sr. Deputado falou, naturalmente, de um segmento importantíssimo, como é o do leite, das preocupações dos produtores leiteiros deste país, da situação de monopólio que os asfixia e questionou o que poderia ou deveria ser feito para salvar este sector.

Não sei o que irá dizer a bancada do Partido Socialista, mas como já nos habitou a falar sistematicamente em consonância com a política do Governo ...

A pergunta que lhe coloco, Sr. Deputado, é se na verdade acha que é agora, nos seis meses que este Governo tem pela frente, que se pode efectivamente inverter a situação da agricultura e do sector leiteiro ou se, pelo contrário, o que o País precisa é de um novo Governo e de uma nova política.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República
  • Intervenções