Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Acordos com o FEI para concessão de crédito a PME

Segundo um comunicado recente da Comissão Europeia, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Banco Internacional do Funchal (Banif), o Banco Comercial Português (Millennium bcp) e o Novo Banco, assinaram acordos de garantia para aumentar a concessão de crédito a pequenas e médias empresas (PME) inovadoras e a pequenas empresas de média capitalização em Portugal. Estas serão as primeiras transacções em Portugal que beneficiam do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), executado pela Comissão Europeia e o grupo BEI.
Os novos acordos permitirão aos três bancos disponibilizar um total de 420 milhões de euros de empréstimos concedidos a empresas inovadoras em Portugal ao longo dos próximos 2 anos.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
1. Como foram seleccionadas estas instituições bancárias?
2. Está previsto que alguma outra instituição bancária portuguesa venha a celebrar acordos com o FEI?
3. Manifestou o banco público “Caixa Geral de Depósitos”, ou qualquer outra instituição pública ou o Governo português em seu nome, a intenção de celebrar acordos deste tipo?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas