Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Acesso de comunidades carenciadas ao programa europeu de voluntariado

Numa recente visita ao Conselho do Seixal, fomos informados que nos últimos anos, nomeadamente após o processo de centralização dos programas relacionados com o Erasmus+ e o programa europeu de voluntariado numa única agência em Portugal, foram reduzidos substantivamente o número de jovens oriundos de comunidades carenciadas do distrito de Setúbal, com acesso ao programa europeu de voluntariado. Em paralelo, foi-nos transmitido que existe uma ausência muito grande de informação quanto à existência e possibilidades dentro deste programa que dificulta ainda mais as possibilidades de acesso, nomeadamente a estas comunidades.
Pergunto à Comissão
Que evolução tem tido este programa em Portugal no que diz respeito ao número de jovens que lhe têm acesso, nomeadamente no distrito de Setúbal?
Que medidas tem tomado ou prevê tomar para facilitar a disponibilização e disseminação de informação referente ao programa europeu de voluntariado?
Que medidas tem tomado ou prevê tomar para direccionar e privilegiar o acesso de jovens mais carenciados a este programa?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu