Acerca da promoção do Coronel Jaime Neves

Aos órgãos de informação:

Agradecemos a divulgação da seguinte Nota

1. O PCP considera a eventual promoção do Coronel Jaime Neves a Major-General, uma medida imprevidente e injustificada. Esta promoção com carácter excepcional, cujo processo estará na fase final, encontrando-se já na Presidência da República para promulgação, fundamentada “em razões estritamente militares” e no “mérito e serviços prestados à pátria”, abre um precedente face a outros oficiais superiores com uma folha de serviço semelhante e coloca sérias interrogações sobre as motivações adiantadas.

2. A atribuição de tal distinção por ocasião do 35º aniversário do 25 de Abril, suscitada pelas chefias militares mas com a cobertura política do PS e do Governo, significa objectivamente a atribuição de um “prémio” a alguém que, não só não teve particular desempenho na Revolução e no Movimento das Forças Armadas, como pelo seu percurso é um símbolo de concepções e práticas profundamente retrógradas e anti-democráticas.

3. Para o PCP, tal distinção não pode deixar de ser considerada uma afronta ao projecto libertador de Abril e aos que para ele deram uma contribuição convicta, audaz e empenhada.

O PCP adoptará as medidas necessárias junto do Ministro da Defesa Nacional e do Governo, exigindo todos os esclarecimentos sobre esta situação.

08.4.2009

O Gabinete de Imprensa do PCP