Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

90 anos após o Holodomor: Reconhecimento do assassínio em massa através da fome como genocídio

A presente resolução integra-se na recorrente operação de calúnia e falsificação histórica contra a União Soviética, em torno do denominado “holodomor”.
O que está em causa não é a situação de fome, entre 1931-1933 (que atingiu regiões da URSS, mas também outras regiões na Europa, como na Ucrânia Ocidental, então integrada na Polónia), num momento em que o mundo se debatia com os efeitos da grande crise económica de 1929, se procurava asfixiar economicamente a URSS, e se verificava a emergência do fascismo na Europa e o fomento da guerra. Mas antes a tentativa de transformar essa dramática situação – em virtude da confluência de factores de natureza diversa, desde as condições climatéricas adversas de seca continuada, à sabotagem contra-revolucionária, e a problemas no âmbito do processo de colectivização – numa pretensa e falsa acção planeada configurando um ‘genocídio’ da população soviética, nomeadamente ucraniana.
A recuperação desta operação neste momento visa promover o ódio, prolongar a guerra, dificultar uma solução política para o conflito na Ucrânia.
Urge pôr termo à política de confrontação e instigação da guerra, promovida por EUA, NATO e UE e abrir vias negociais com os demais intervenientes, nomeadamente com a Federação Russa, com vista à paz.

• União Europeia
  • Declarações de Voto