Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

15º. Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários - 8 a 10 de Novembro, em Lisboa

15º. Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários - 8 a 10 de Novembro, em Lisboa

Tem início no próximo dia 8 Novembro, em Lisboa, o 15º. Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (15º EIPCO) que será recebido pelo Partido Comunista Português.

É a segunda vez que este Encontro Internacional se realiza em Portugal, sendo que a primeira vez teve lugar em 2006, na sua 8.ª Edição.

A 3 dias do seu início o 15º. EIPCO tem já confirmada a participação de mais 70 Partidos Comunistas e Operários oriundos de todos os cinco continentes e de mais 60 de países.

O 15º. EIPCO encerrará os seus trabalhos no dia 10 de Novembro. Nesse mesmo dia as delegações presentes em Lisboa participarão, a convite do PCP, no Comício comemorativo do Centenário de Álvaro Cunhal.

O Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários é o mais importante espaço de cooperação entre Partidos Comunistas e Operários no plano mundial e tem como objectivos fundamentais a análise conjunta da situação internacional à luz de um tema previamente definido, a troca de informações e experiências de luta e intervenção, e a definição no plano internacional de linhas de acção comum ou convergente dos Partidos Comunistas e Operários.

O 15º. EIPCO terá como tema central “O aprofundamento da crise do capitalismo, o papel da classe operária e as tarefas dos comunistas na luta pelos direitos dos trabalhadores e dos povos. A ofensiva do imperialismo, a rearrumação de forças no plano internacional, a questão nacional, a emancipação de classe e a luta pelo socialismo” e debruçar-se-á ainda sobre aspectos do reforço do processo dos Encontros Internacionais.

O 15º Encontro Internacional deverá aprovar um conjunto de acções comuns ou convergentes dos Partidos Comunistas e Operários que contribuam para o reforço da luta dos trabalhadores e dos povos contra a violenta ofensiva imperialista e que, num quadro de aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, afirmem a necessidade de profundas transformações anti-monopolistas e anti-imperialistas e a alternativa de fundo de que os comunistas são portadores – o Socialismo.

Informamos que a comunicação social está autorizada a fazer recolha de imagens do Encontro Internacional no dia 8 de Novembro no início dos trabalhos. Quaisquer pedidos de declarações ou entrevistas ao PCP ou aos delegados ao 15º. EIPCO deverão ser solicitadas junto do Gabinete de Imprensa do PCP.

>
  • Central
  • Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários
  • Álvaro Cunhal