«A prova dos nove» - Honório Novo no «Jornal de Notícias»

Isso mesmo, a prova dos nove do Orçamento! As suas opções, quem paga ou não paga nem vai pagar impostos, que centros de saúde e escolas vão ou não ser construídos, que instalações portuárias ou de transporte vão ou não ser instalados e onde, qual é a importância, ou não, que se vai dar ao interior deprimido ou às (tantas vezes inexistentes) redes de água, de esgotos ou de tratamento do "lixo", se se vai ou não continuar a (mal)tratar os agricultores e pescadores, a permitir os despedimentos selvagens, as falências fraudulentas, a delapidação da natureza.

Por tudo isto é que o Orçamento é a prova dos nove das verdadeiras intenções do Governo, a pedra-de-toque que mostra bem o quê (e a quem) é que o Governo defende, quem privilegia e discrimina.

Por tudo isto é que o Orçamento mostra bem que o Governo não está realmente disposto a fomentar o crescimento económico e a combater o desemprego.

O Orçamento/2004 "consolida as finanças públicas", segundo a ministra! Em vez de consolidar, vai promover a estagnação económica, o agrava- mento do fosso que nos separa da média comunitária, a perda de fundos comunitários, níveis ainda maiores e inaceitáveis de desemprego.

Não venham com truques de ilusionismo! Como o da baixa do IRC de que quase ninguém beneficiará, primeiro porque mais de metade das empresas já não paga, depois porque boa parte já tem tributações efectivas inferiores a 25%! Ou como o do pagamento por conta que baixa o limite máximo de 200 mil para 40 mil euros, mas mantém o limite mínimo em 1.250, mostrando o tipo de empresas que quer beneficiar!

Os truques já não chegam para iludir e enganar! A realidade orçamental mostra bem como este Governo faz mal a Portugal e aos portugueses!

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Central