Assembleia da República

Os apoiantes da guerra são também responsáveis pelo aumento brutal e acelerado do custo de vida

Por maior que seja a propaganda, a ilusão e os anúncios, a verdade é que Portugal não está melhor e a vida da maioria está pior.

Aumentos dos preços e do custo de vida, baixos salários e pensões, degradação dos serviços públicos, vidas difíceis em contraste com lucros recorde dos grupos económicos e multinacionais, é este o País real.

A Constituição está do nosso lado e ao serviço das nossas vidas

Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro-Ministro e membros do Governo, Senhoras e senhores convidados, Senhoras e senhores deputados,

A Constituição da República que juramos defender, cumprir e fazer cumprir, foi e é uma grande vitória da coragem, da luta e da capacidade de transformação e construção colectivas do nosso povo, uma vitória dos trabalhadores, da juventude, dos democratas e dos militares de Abril.

Para o Governo a educação não é um direito mas sim um privilégio que não deve estar ao alcance de todos

Sr. Presidentes, Sras. e Srs. Deputados, Sr. Ministro da Educação,

Para o Sr. Ministro e o Governo, a educação, incluindo o acesso aos mais elevados graus de ensino não é um direito, é um privilégio, que só deve estar alcance de alguns, deixando de fora milhares de estudantes, em particular os filhos dos trabalhadores, reproduzindo e acentuando desigualdades.

Uma vida digna é um direito e os jovens estão a lutar por ela

Hoje, como ontem, os jovens tomam nas suas mãos o destino das suas vidas, não se conformam, nem se resignam e, com a irreverência e criatividade que caracteriza a juventude, lutam.

Condenação de ação violenta contra manifestação

No passado dia 21 de março, durante uma manifestação denominada “marcha pela vida” que ocorreu junto da Assembleia da República, um indivíduo de cara tapada lançou contra os manifestantes um objeto incendiário, cuja chama não conseguiu atear, e foi prontamente detido pelas autoridades policiais presentes no local.

A prática de um ato desta natureza contra uma manifestação pacífica é absolutamente condenável e não pode ser admitida seja a que pretexto for devendo ser feito o necessário apuramento e o seu autor ser responsabilizado pelo ato cometido.