O Pavilhão Central, no espaço central, é como sempre o lugar privilegiado para a realização de iniciativas político-culturais. É aqui que se realizam as mais significativas exposições, para além de ser palco da Bienal de Artes Plásticas, que contempla diferentes modalidades, técnicas e expressões estéticas das artes plásticas.

Mas nem só as artes estão patentes na Festa, a Ciência não é esquecida, e os organizadores procuram sempre conceber um espaço interactivo que pretende despertar a curiosidade para a exploração científica de vários fenómenos de luz e de comportamento de materiais.

O centenário do nascimento de Bento Gonçalves será evocado com diversas iniciativas, das quais se destaca a colocação de um painel de oito metros no interior do pavilhão. (ver exposição)

Outra das evocações, do 40.º aniversário da crise académica de 1962, terá também lugar neste espaço, sendo de destacar a exposição que tem como suportes as fotos, os materiais do movimento estudantil e do PCP, força determinante nessa importante luta contra o fascismo. (ver exposição)

Também 40 anos passam sobre outra importante luta, dos trabalhadores rurais do sul pela jornada diária de 8 horas. Esta evocação será feita através de uma arrojada e inovadora exposição fotográfica, para além de um filme com depoimentos de alguns dos principais intervenientes, bem como os materiais do Partido, como sejam comunicados e edições do Avante! daquele período.

Exposição de Ciência e Tecnologia
Água: recurso vital e finito!
(+ informações)

Em 2002, a Festa do Avante! Elegeu o tema «Água» para o espaço dedicado à Ciência e Tecnologia. (Espaço que integra o Espaço Central na Festa)

Este espaço tem como objectivo informar e consciencializar os visitantes para a importância de preservar e poupar a água – recurso natural finito e essencial à vida.

Num mundo cada vez mais necessitado deste líquido precioso, as reservas de água adquirem um valor estratégico incalculável – por exemplo, cerca de 40 por cento da população mundial vive em bacias fluviais partilhadas por dois ou mais países –, na Península Ibérica disputa-se o Tejo, o Douro, o Guadiana...

Nos países mais desenvolvidos o consumo de água tem vindo a aumentar drasticamente. Nos países em via de desenvolvimento, mais de 80 por cento das doenças são devidas a água contaminada. A qualidade da água é alterada pelas mais diversas formas de poluição.

É fundamental que, numa sociedade essencialmente tecnológica, geradora do progresso e bem-estar, se tome consciência do outro lado deste progresso: gastos excessivos de energia e produção de um volume preocupante de resíduos poluentes.

Indissociável das políticas territorial e ambiental, a política da água como recurso estratégico, constitui, no entender do PCP, muito mais que uma política sectorial, uma componente estruturante do desenvolvimento integrado humano, de equilíbrio com o espaço envolvente e de autonomia e da sustentabilidade.

Este ano o espaço da ciência e tecnologia vai igualmente incluir a astronomia, numa colaboração com o Museu da Ciência e a Associação Aquila. Serão apresentadas experiências interactivas e haverá observações do céu diurnas e nocturnas com telescópios.
(+ informações)

Exposição de fotografia
Instrumento de transformação da realidade

Para a edição de 2002, a organização da Festa do Avante! programou uma série de iniciativas destinadas a pôr em destaque a fotografia, como meio de expressão e documentação, visual e artística.

O Pavilhão Central da Festa irá proporcionar ao visitante uma exposição de grande formato de exemplos de fotos (com comentários) e de utilizações diversificadas que os artistas deram à fotografia, enquanto disciplina artística autónoma, ao longo da sua história de mais um século e meio.

A exposição pretende assim demonstrar que o fotógrafo, mormente o artista, nunca se limita a recolher fragmentos da realidade visual.

«Este ano escolhemos a fotografia como tema central da Festa do Avante!. Não irá ser a única disciplina artística vão existir outras expressões, mas as suas características centrais serão dedicadas a este tipo de arte. Queremos mostrar que a fotografia é uma disciplina artística extremamente diversificada», afirma Pedro Penilo, responsável pela exposição de fotografia.

«Uma das iniciativas, a que nós chamámos "Um olhar que transforma", pretende dar exemplos não de uma exposição de fotografia, mas de uma exposição sobre fotografia», refere.

«O objectivo é mostrar exemplos de como ao longo da história a fotografia foi utilizada para objectivos diversos. Há uma tendência para ver a fotografia como uma simples captação mecânica de fragmentos da realidade. O que vamos mostrar é que a fotografia é sempre manipulada, porque exige a escolha do assunto de que se está a falar». Além disso, «exige uma selecção das condições mecânicas e técnicas em que essa escolha é feita», diz Pedro Penilo.

Fotojornalismo

Organizada por Eduardo Gageiro, a Festa do Avante! apresenta uma exposição de novos, mas já estabelecidos valores do Fotojornalismo português.

Luís Barra (Visão), Bruno Rascão (Visão), Jorge Simão (Expresso), José Barradas (Correio da Manhã), Jordi Burdch (Correio da Manhã), Rui Gageiro (TV Guia), José Carlos Carvalho (Diário de Notícias) e Paulo Stranger (Diário de Notícias) são os participantes desta exposição que terá lugar no Espaço Central da Festa do Avante!.

A reportagem fotográfica tornou-se rapidamente a face mais reconhecida da fotografia profissional e uma disciplina que transformou radicalmente a nossa percepção da realidade social e política, o nosso entendimento da história e a nossa condição de cidadãos no mundo.

Não sendo na sua «razão de ser» uma disciplina artística, o fotojornalismo tem uma dimensão estética e ética indissociável e produziu imagens que são já património da história da arte.

Fotógrafos de todos os matizes: participai!

Fotógrafos amadores e profissionais, fotógrafos de fim-de-semana e de trazer por casa, maus, bons e assim-assim, acolheram, e continuam a acolher, o convite da Festa para contribuir para um gigantesco «álbum de família» daqueles que ao longo de 25 anos visitaram a Festa do Avante!.

Um painel com cerca de mil fotografias exporá as memórias mais queridas das Festas já realizadas. «O que nós queremos mostrar com a Fotofesta é que a fotografia permitiu ao longo dos tempos uma apropriação da criação artística pelas massas como nunca tinha acontecido», disse-nos Pedro Penilo, responsável pela exposição de fotografia da Festa do Avante! de 2002, acrescentando que «aquilo que marca a Festa do Avante! em relação às outras iniciativas culturais ou políticas é o seu conteúdo político e a componente de convívio e camaradagem».

«Esta iniciativa pretende ser uma demonstração disso mesmo através da fotografia. A fotografia possibilita a criação de laços e memórias e nós vamos associar estas duas vertentes num grande painel.»

«Pedimos a todas as pessoas que participaram nas 25 edições das Festas que enviem as suas fotografias mais queridas para montar este painel, tipo de álbum gigante de fotografia, que será uma grande homenagem ao espírito da Festa». (+ informações)

À descoberta da astronomia

A astronomia está de regresso à Festa num pavilhão da responsabilidade do Museu da Ciência da Universidade, situado junto ao lago. No exterior, os visitantes podem usar telescópios para observar as manchas solares e objectos celestes impossíveis de ver a olho nu.

Dentro do pavilhão terão lugar curtas palestras sobre temas relacionados com as ciências dos astros, dando particular relevo à actividade solar e à sua influência sobre o meio ambiente terrestre. Num pequeno quiosque estão disponíveis livros e outros objectos utilizados na divulgação e ensino da astronomia.