Ambiente

Por uma transição energética justa ao serviço dos povos e do planeta

No âmbito da preparação das eleições para o Parlamento Europeu e perante o processo de transição energética ao serviço do grande capital que está em curso na UE, o Partido Comunista Português, o Partido Comunista de Espanha, o Partido Comunista Francês e o Partido do Trabalho da Bélgica, apresentam a visão que partilham sobre as questões da energia defendendo uma transição energética justa ao serviço dos povos e do planeta.

COP28 - compromissos e medidas adoptadas ficam aquém das proclamadas ambições

Mais uma COP. Mais uma vez, os compromissos e medidas concretas adoptadas ficam aquémdas proclamadas “ambições”.

Em Portugal, vive-se uma situação preocupante de seca meteorológica desde Novembro

Em Portugal, vive-se uma situação preocupante de seca meteorológica desde Novembro.

Anteveem-se consequências diversas, desde o abastecimento para consumo humano, à produção agrícola, ou de produção de energia hidroeléctrica.

O impacto nas explorações agrícolas, em várias regiões do país, coloca a necessidade de recurso à rega, com inevitável aumento dos custos de produção, no quadro da subida de outros factores como a energia e os combustíveis e do esmagamento dos preços à produção e redução de rendimentos.

Sobre a situação de seca meteorológica em Portugal e os apoios aos pequenos e médios agricultores

A situação de seca meteorológica que Portugal enfrenta desde Novembro é preocupante, antevendo- se já consequências no abastecimento de água para fins diversos. Esta situação impacta também nas explorações agrícolas, com particular incidência nas regiões centro e sul do país.

Aplicação das directivas relativas à qualidade do ar ambiente

A poluição do ar tem um impacto brutal na saúde, estando associada a centenas de milhar de mortes prematuras na União Europeia, todos os anos.

Apesar de medidas de sentido positivo tomadas nas últimas décadas, nem sempre se registam melhorias objetivas da qualidade do ar ambiente, nomeadamente nos centros urbanos.

A abordagem de fixação de valores-limite por poluente afigura-se adequada, para estabelecer padrões mínimos de qualidade do ar, que protejam a saúde dos cidadãos.

O Capitalismo não é verde. Uma visão alternativa sobre as alterações climáticas

Permitam-me no encerramento deste nosso Seminário «O capitalismo não é verde. Uma visão alternativa sobre as alterações climáticas», co-organizado pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu e pelo Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu que saude todos os presentes e antecipadamente agradeça a todos os oradores os seus contributos para o nosso enriquecimento mútuo e da nossa luta.

Parlamento Europeu aprova Directiva que defende os interesses das transnacionais da água e ameaça a água pública - Deputados do PCP recusam proposta de Diretiva sobre Qualidade da Água para Consumo Humano

O Parlamento Europeu aprovou, na sua sessão plenária, em Estrasburgo, uma proposta da Comissão Europeia que distorce, manipula e instrumentaliza a “Iniciativa Europeia de Cidadãos” intitulada “A água e o saneamento são um direito humano! A água é um bem público, não uma mercadoria!” – também conhecida na designação inglesa como “Right2Water”, – em defesa da água pública e contra a privatização da água, que mobilizou mais de dois milhões de pessoas por toda a Europa.

Compromissos do PCP no início do novo período de sessões do Parlamento Europeu

No inicio deste novo período de sessões do Parlamento Europeu, os deputados do PCP continuam a desenvolver o seu trabalho, num momento em que nos aproximamos do fim da actual legislatura.

Fazêmo-lo, com energia redobrada para enfrentar as batalhas que temos pela frente, reafirmando princípios fundamentais do nosso trabalho e o inabalável compromisso de defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País, em prol de uma Europa de efectiva cooperação, progresso e paz.

Combate à erosão costeira em Portugal

Numa visita recente ao concelho da Figueira da Foz e em contacto com a organização SOS-Cabedelo pude testemunhar a progressão do fenómeno da erosão costeira e os seus efeitos preocupantes.

Durante a visita tomei conhecimento da queixa dirigida à Comissão Europeia pela SOS-Cabeledo em 24/05/2017, complementada com elementos adicionais em 19/09/2017.