Partido Comunista Português
A música de Alain Oulman, com Carla Pires, António Zambujo e Liana
Quarta, 19 Julho 2006

Alain Oulman

Nasceu em Lisboa filho de pais franceses, compositor de rara sensibilidade, Alain Oulman (1929-1990) ficou indelevelmente ligado à renovação do fado. Compositor de formação clássica, estabelece com Com música de Alain Oulman Amália Rodrigues cantou grandes poetas medievais, clássicos e contemporêneos, nomeadasmente Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Melo, Manuel Alegre, Alexandre O’Neil. A sua activa solidariedade com a luta antifascista portuguesa levou-o a ser preso pela PIDE, sendo expulso de Portugal e fixando-se definitivamentem em Paris.

Participam nesta homenagem três jovens fadistas que interpretarão uma selecção de temas de Alain Oulman: Carla Pires, António Zambujo e Liana. Em comum têm o facto de interpretarem regularmente nas suas actuações temas de Alain Oulman.

carla-pires antónio zambujo liana

Carla Pires, António Zambujo e Liana

Nesta homenagem a Alain Oulman associam-se também três dos melhores músicos de fado da actualidade, Paulo Parreira – guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença – viola de fado e Ricardo Cruz – contrabaixo.