Partido Comunista Português
Medidas de prevenção no âmbito da interrupção voluntária da gravidez
Requerimento apresentado por Bernardino Soares na Assembleia
Quinta, 02 Setembro 2004

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

Em 3 de Março de 2004, PSD/CDS-PP, ao mesmo tempo que rejeitam os projectos de lei de despenalização do aborto apresentados pelos partidos da oposição, aprovam a Resolução nº 28/2004 incorporando um conjunto de recomendações ao Governo visando medidas de prevenção no âmbito da interrupção voluntária da gravidez. Passados seis meses importa, conhecer que medidas em concreto o Governo já tomou em concretização desta Resolução.

Assim, e nos termos da alínea e) do artigo 156º da Constituição e da alínea l) do n.º 1 do artigo 5º do Regimento da Assembleia da República, requeiro ao Governo, que me informe do seguinte:

1 – Que medidas foram tomadas na área da educação sexual em meio escolar, nomedamente em termos curriculares e acções de formação, informação e prevenção junto das comunidades educativas?

2 – Que medidas foram tomadas para apoiar as mães ou grávidas adolescentes e jovens visando a continuação do seu percurso escolar e nomeadamente para assegurar a aplicação da Lei nº 90/2001, de 20 de Agosto?

3 – Que medidas foram tomadas para garantir os direitos das trabalhadoras grávidas, puérperas e com filhos?

4 – Que medidas concretas foram tomadas para apoiar as famílias com filhos deficientes ou com doenças crónicas?

5 – Que medidas foram tomadas para “garantir que todas as farmácias, de forma permanente, assegurem a dispensa de todos os meios e métodos contraceptivos previstos na legislação em vigor”?

6 – Que medidas concretas foram tomadas “com o objectivo de alargar a efectiva cobertura de consultas de planeamento familiar e saúde materna a um grupo particularmente vulnerável como são os adolescentes e jovens”?

7 – Que medidas foram tomadas visando “reforçar as condições de acesso aos meios e métodos contraceptivos de forma a prevenir a gravidez indesejada e/ou inesperada, especialmente em grupos particularmente vulneráveis, devido a exclusão social, carência económica ou dificuldades de acesso à Rede de Saúde Pública”?

8 – Que medidas foram tomadas para reduzir os tempos de espera das cirurgias de laqueação e vasectomias?

9 – Que medidas foram tomadas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde para garantir “o integral e atempado cumprimento da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez”?

Finalmente, por respeito de indispensáveis critérios de verdade e transparência requeiro ao Governo que indique os despachos, regulamentos, portarias ou circulares através dos quais se tenham concretizado as medidas propostas.

Bernardino Soares Deputado