Partido Comunista Português
Defesa do multilinguismo - Resposta a Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 16 Maio 2006
Em 9 de Junho de 2004, a Comissão tomou a decisão de pôr termo aos contratos existentes com 43 professores de línguas, devido a razões orçamentais. Os professores recusaram-se subsequentemente a assinar acordos de resolução de litígios e contestaram esta decisão, levando a Comissão perante os tribunais de trabalho belgas. Ainda não há qualquer indicação quanto às datas de uma eventual decisão judicial.
A Comissão gostaria de assegurar à Senhora Deputada que, no que diz respeito à formação dos intérpretes de conferência, a Direcção-Geral da Interpretação da Comissão apoia a formação dos intérpretes de conferência nos Estados-Membros, nos países em vias de adesão e nos países candidatos do seguinte modo:
  • concedendo subvenções, a título de co-financiamento, a favor de cursos de pós-graduação numa acção conjunta com os serviços de interpretação do Parlamento;
  • concedendo até 160 bolsas de estudo por ano a estudantes de cursos de pós-graduação em interpretação;
  • concedendo assistência pedagógica e apoio em materiais de estudo a estes cursos;
  • organizando uma conferência anual a título de fórum em que se podem encontrar todas as escolas de interpretação e incentivando o mestrado europeu em interpretação de conferência.